quinta-feira, 30 de maio de 2013

Chegada a Jacarta!

Lisboa-Madrid - cerca de 1 hora de viagem
Madrid-Doha - cerca de 6 horas e meia de viagem
Doha-Jacarta - cerca de 9 horas de viagem

(Para as contas não entram as horas de Ponta Delgada-Lisboa, pois devido à greve do pessoal da SATA vimo-nos obrigados a tirar mais três dias de férias e a viajar para Lisboa 5 dias antes do previsto).

Saímos de Lisboa pelas 11h00 de quinta-feira e chegámos a Jacarta pelas 16h00 de sexta-feira, embora para nós fossem ainda 10h00 (hora de Lisboa).

Os voos correram bem, as escalas também. Talvez a ideia de irmos de férias nos ajudasse a encarar todas as horas de viagem com bastante optimismo. 

Ao chegar a Jacarta estávamos todos trocadinhos e começámos a acusar algum cansaço. Ainda dentro do aeroporto tivemos de pagar o visto, mas como não tínhamos levado dinheiro connosco tivemos de o levantar. Lá demos uma vista de olhos pelo aeroporto e percebemos que só havia ATMs fora da zona em que nos encontrávamos. Como não podiamos sair do aeroporto sem o visto, mas para pagar o visto tinhamos de sair do aeroporto, tivemos logo a chegada o primeiro contratempo. 
Conclusão eu fiquei junto de um polícia, enquanto o Carlos deu um saltinho à zona exterior. Isto sem passaporte. Não fosse o espertinho resolver fugir e deixar-me entregue à bicharada.

Atenção: nos ATMs da Indonésia primeiro retira-se o dinheiro e só depois o cartão. Depois de ter o dinheiro na mão confirme sempre se tem o seu cartão. O hábito faz-nos abandonar o ATM assim que temos a carteira cheia, neste caso de rupias.

Já com o dinheiro fomos tratar dos vistos!

Próximo passo apanhar um taxi da companhia Blue Bird. As restantes não são de confiança, poderão cobrar valores absurdos ou chegar mesmo a levar-te para um beco qualquer ... M-E-D-O!

A caminho do hotel percebemos que o trânsito em Jacarta é ainda mais louco que em Bangkok. Nem o taxista sabia prever o tempo que iríamos demorar até chegarmos ao hotel. Podia ser entre uma a quatro horas. 


Enquanto nos conduziam para o hotel lembrámo-nos que não tínhamos comprado a viagem do dia seguinte para Lombok. Não a conseguimos comprar em Portugal pois não aceitavam cartões europeus e isto era algo que não podia mesmo ter sido esquecido. Aqui o stress começou a aumentar..!

Chegámos ao hotel ao fim de uma hora e qualquer coisa de viagem. Próximo stress - pagar o restante da estadia em Jacarta. Ok, no problem! Ups! Afinal tivemos problema. Pagamos, mas como? O cartão que tinha sido usado para levantar dinheiro no aeroporto tinha ficado no ATM. :(

E eu só pensava que a viagem a partir daqui só podia melhorar. Que mais poderia acontecer?!?

Lá conseguimos chegar ao quarto, telefonámos para Portugal (depois de muitas tentativas pois não estava a ser nada fácil conseguir estabelecer a ligação) e cancelámos o cartão!

Com os nossos cartões de débito levantámos dinheiro, pagámos o quarto e conseguimos que no hotel nos tratassem da viagem. Mas já não conseguimos ir no primeiro voo do dia.

E assim foi a nossa aventura ao chegarmos a Jacarta!

2 comentários:

Soph disse...

MAIS!!!!!
MAIS!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Jasman disse...

E vimos dragões e ruas sem iluminação publica e familias inteiras a dormir na rua e o granda bafo e...