terça-feira, 19 de novembro de 2013

Um dia mau para a Pepsi (e para os Suecos!)

Há quase dois anos, escrevi este post onde referia que íamos passar a comprar Pepsi em detrimento da Coca-cola, e tudo por causa desta última marca ter deixado de patrocinar o SCP.

Entretanto a Pepsi teve a infeliz ideia de fazer uma campanha publicitária sem pés nem cabeça, intitulada "Vamos passar por cima de Portugal". Não sei como alguém poderá ter achado boa ideia gozar não só com toda uma equipa, um povo, e particularmente com um jogador adorado mundialmente. Tão pouco percebo como alguém poderá ter permitido que tal campanha tenha "saído à rua". De certeza que desde o iluminado, até ao produto final, a ideia da campanha terá passado por diferentes pessoas. 

Aqui ficam as imagens:




A verdade é que as imagens saíram e agora, depois do descomunal desagrado, a Pepsi emitiu um pedido de desculpa. (Já chateia que as pessoas façam o que lhes dá na real gana e depois venham pedir desculpa. As desculpas não se pedem, evitam-se!)
No entanto, o mal está feito e acredito que a pepsi vai sentir o erro que cometeu. O futebol  move massas e quando alguém se atreve a mexer com um dos nossos, mexem com todos nós!
Esta é uma daquelas campanhas que não será esquecida facilmente.
Já estou a imaginar as reações do pessoal nos restaurantes e bares quando forem confrontados com a possibilidade de beber uma pepsi! Vejam o vídeo!


Ou então, irão responder assim:


Não posso deixar de refletir sobre a dimensão que esta campanha tomou. Em algumas horas foi criado um grupo no facebook que desaprova o consumo de pepsi e apela aos portugueses que nunca mais a bebam. O grupo em poucas horas já tem milhares de seguidores. Se, em vez de uma imagem a esmagarem a cabeça do CR7 com uma lata de pepsi ou a praticarem vudu, aparecessem crianças abandonadas e com fome, ou pessoas vitimas de violência doméstica, não teríamos tanta partilha, tanta revolta, nem tanta iniciativa para "mudar o mundo".

Para a posteridade fica a vitória de Portugal frente à Suécia e o apuramento para o Mundial de 2014, que se irá disputar no Brasil.

2 comentários:

Soph disse...

Não tenho opinião sobre este assunto... mas acho que TEMOS mais coisas que nos devem preocupar...

Jasman disse...

Cá em casa só se bebe cerveja agora!